Meus sinceros parabéns e agradecimentos pelo seu carinho e desenvolvimento Apiacás

Repórter Lira Netto e servidor público estadual se despede profissionalmente de Apiacás/foto de Arquivo

 Há exatamente 34 anos, o servidor Manoel José de Lira Netto, da Segunda Vara Cível Criminal da Comarca de Alta Floresta foi o servidor designado para representar a saudosa Juíza MARIA AUXILIADORA DELGADO MAGALHAES (in memoriam), na realização do primeiro plebiscito para possível emancipação do distrito de Apiacás para transformá-lo em município.

Infelizmente por questões de ordem política entre dispares do distrito, o primeiro plebiscito não foi aprovado. Quando então, meses depois a própria Juíza (in memoriam) Dra. MARIA AUXILIADORA DELGADO MAGALHAES e o mesmo servidor, Manoel José da Lira Netto, atualmente popular (LIRA NETTO), atendo ao clamor dos moradores do então distrito e suas lideranças representativas, realizaram um novo plebiscito, desta vez aprovado e encaminhado a emancipação.

Em seu último dia de trabalho na Comarca em substituição ao colega de férias Lira Netto, se despede dos servidores Forum, por que aguardando à aposentadoria provavelmente não mais retornará ao município com servidor da Ativa.

Lembro-me de um fato interessante, que as urnas deveriam ser levadas para apuração em Alta Floresta, mas sensibilizado pelo clamor dos apiacaenses e ante o respeito e consideração que tinha junto a MMª Juíza , o servidor  LIRA NETTO, lhe pediu da possibilidade de as urnas serem apuradas em Apiacás mesmo e ela então concordou e o resultado foi de muita alegria e festa dos apiacaenses quando o resultado foi positivo. Este episódio que permanece vivo em nossa lembrança é uma das razões do nosso carinho e respeito pelo povo e a pujante cidade de Apiacás.

Se despedindo do município o servidor oficial de justiça substituindo seu colega de férias, visitou o prefeito Júlio Cesar, que o conheceu ainda garoto. E é amigo de seu pai.

Participar da fundação de um município é como gerar um filho, ou se tornar filho dele por adoção. Cuja existência jamais esqueceremos, me sinto parte dessa família e com muito orgulho nesta homenagem, marco mais um fato inesquecível na minha existência, por que Apiacás está incluída na maior parte de minhas atividades como servidor do Poder Judiciário de Mato Grosso, ao qual dedicamos  mais da metade de nossa vida.

Em breve dias estraremos a usufruir de uma almejada aposentadoria e é exatamente nesse município que amamos, que damos início a nossa despedida da vida ativa no Poder Judiciário de Mato Grosso.

Por isso os nossos agradecimentos e votos de muito sucesso a esta cidade querida e desejamos ao atual prefeito Júlio Cesar, filho do primeiro prefeito, com quem também tivemos o privilégio de conviver. O companheiro e amigo AUGUSTO DOS SANTOS NETO. Popular seu DU.

O Servidor que representou o Judiciário no Plebiscito para a emancipação do município também em sua despedida registrou self com a vice-prefeita Fabiana Pessoa, sua conterrânea.

APIACÁS ou APIAKÁ  tem origem no grupo indígena que habitou as margens do rio dos peixes fazendo parte da reserva indígena Apiaká-kayabi. Esse nome também tem origem no nome popular de uma Vespa social do Norte de Mato Grosso.

Aqui se vive a natureza, aqui se vive a solidariedade, aqui se contempla as grandes belezas presenteadas pelo Criador do universo.

PARABÉNS APIACÁS, até qualquer dia, que DEUS, nos permitir revê-la, sempre crescendo e rumo a seus ideais de progresso e desenvolvimento.

Por Lira Netto/ o repórter do Povo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − doze =