Dia de finados e dia de infinita mensagem aos vivos.

Dia de finados é dia de infinita mensagem aos vivos

                                        Ec: 7:2“Melhor é ir a casa onde há luto do que a casa onde há                                                                              banquete, por que ali se vê  o fim de todos os homens; e os vivos o                                                                     aplicam, ao seu coração”.

Entra ano e sai ano e no dia dois de novembro de cada ano, no Brasil desde as pequenas cidades as grandes metrópoles, os cemitérios denominados campos santos ficam abarrotados de vivos.

Cimitério 1
Uma homenagem digna de refletir na vida (foto reprodução)

Nesta data com chuva ou com sol, as pessoas vivas, independente de credos, raça, ou posição social se dirigem ao mesmo lugar para reverenciar a lembrança de amigos, parentes e entes queridos.

 

Um momento em que lagrimas de homens mulheres jovens e milhares de velas banham as sepulturas, quando coroas de flores são expostas , cultos em homenagem e orações são as mais diversas nos denominados campos santo.

Em algumas datas tenho visitado o campo santo da cidade onde habito e podemos perceber que nada mais podemos fazer pelos amigos e entes queridos que já se foram, por que eles estão em outra dimensão e sob a custódia do Criador do universo.

Ficamos perplexos como o enorme grito de silêncio não ouvido por ninguém mais sentido por todos se estrondam na face de cada um em altos decibéis nos campos santo do Brasil neste dia dois de novembro de cada ano.

Dois de novembro nos Campos Santo do Brasil é uma data em que se pode sentir a materialização da dor, do amor e da saudade.

Não há brancos, pretos, pobres, ricos, milionários, melhor que ninguém neste momento, onde a verdadeira semelhança dita por Jesus Cristo é uma realidade, todos somos pó e ao pó retornaremos.

Momento de lembrarmos que todos nós saímos de uma placenta confortável e bem protegida por nossas mães, mas ao virmos a este mundo que jaz no maligno , conforme assegura o apóstolo João em seu evangelho, por mais generosos que tenhamos sido, considerados bons ou egoístas, o nosso fim será alimento de vermes.

Mesmo aqueles que preferem a cremação, quem sabe para se tornarem cinza, esta cinza terminará no solo, onde habita os vermes e deles não escaparemos, voltaremos a ser húmus.

Considerando todos esses aspectos o dia de finados se trona um dos feriados mais importante de nossa existência, o único dia do ano separado e adequado para reflexão e olharmos para dentro de nós chegando à sábia decisão, que não importa o nosso cabedal de conhecimentos, nossa posição social aqui, a realidade é que na da somos.

Em fim somos apenas mais um projeto especial de Deus, ELE nos criou, nos determinou e qualquer que pensamos ser, devemos a ele reverência e só se reconhecermos isso poderemos compreender e sentir um pouco d e nossa passagem por aqui e nada mais.

Um dos seres criado por Deus e usado por ELE para explicar isso, o Rei Salomão, escreveu:  Eclesiastes 1:9- “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.”

Diante dessa realidade e caros leitores e leitoras aproveitem o dia de finados, ou os que estão lendo este artigo agora, reflitam, na importância do dia de finados para rever o

Cemiterio 2
Um dia de oportunidade para  entendermos a importância de nossa passagem por aqui (foto reprodução)(

destino da sua alma, faça o bem sem olhar a quem, respeite o próximo, aproveite a oportunidade de se tornar sábio, compreendendo que o seus direitos terminam onde começam o do próximo e principalmente que a s riquezas e bens deste mundo, são daqui e acabam aqui, mas você talvez não.

 

Dia de finados é um dos melhores dias do ano para a reflexão a cada ano, inclusive o de que, os muitos conhecimentos deste mundo, títulos galgados por pseudos poderosos não passa de lixo diante da realidade da vida numa reflexão num Campo Santo, como no dia de hoje.

Mas, hoje dia de finados, também se abre uma porta de novas oportunidades para a vida, a de buscarmos sabedoria, essa sim, é eterna, quando o ser humano se volta para DEUS, no amor ao próximo, essa sabedoria assegurará a paz na terra entre os homens de boa vontade e um tesouro no céu, onde o ladrão não entra e nem a traça o corrói.

Feliz dia de finado ao caro leitor deste artigo e que o verdadeiro grito do silêncio que vibrou em todos os Campos Santo deste país hoje, o faça refletir, que todos nós enquanto vivos, somos responsáveis, por um Brasil e um mundo melhor, talvez num simples gesto de consideração de valorizar a vida no amor ao próximo como ensinou o Mestre dos Mestres. JESUS.

“O dia de Finados é comemorado também em outras partes do mundo, desde o século XIII, embora que em formas diferentes, mesmo no Brasil em alguns estados do Nordeste, mas o sentido é sempre o mesmo homenagem aos mortos”.
Lira Netto/ é servidor público estadual em MT-/Oficial de Justiça/bacharel em direito e repórter. Postagem para o LNnoticias – N.Lira foto repórter Penha sc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *